Na década de 40, a General Electric formalizou um sistema corporativo de determinação de metas, que deveriam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas, e com cronograma. (SMART, no acrônimo em inglês).
O sistema foi um sucesso e acabou virando um modelo nas empresas do mundo todo e estudado pelas maiores escolas de business do mundo.
Tudo estava dando muito certo até que parou de dar certo: com o tempo, algumas unidades passaram a focar tanto em cumprir metas que esqueceram de questionar se as metas valiam a pena.
Em “Mais Rápido e Melhor”, a obra menos popularizada de Duhigg, estudos de caso da tomada de decisão de generais, CEOs, pilotos de avião e diretores da Disney apontam como é possível tomar decisões mais eficiências em um mundo em que somos constantemente bombardeados com informação.
#iniciante
Muito provável eu algum vídeo de Jordan Peterson tenha passado por sua timeline ao longo da vida, até porque aquilo que começou de forma despretenciosa - compartilhar via YouTube as aulas que lecionava na Universidade de Toronto - acabou alcançando milhares de pessoas no mundo todo.
Com uma forma de pensar e expor ideias clara e objetiva, os insights de Peterson são aquele sacode que precisamos levar de vez em sempre.
Não, a vida não é justa. Sim, você pode se esforçar e mesmo assim não levar aquela promoção.
Chorar não resolve, colocar a culpa nos outros só vai te fazer uma pessoa amargurada e/ou frustrada e/ou chata.
Em 12 Regras Para a Vida, Peterson aponta boas (e simples) “leis” para você levar uma vida como um adulto de fato.
O Obstáculo é o Caminho
Apresenta a filosofia do estoicismo aplicada à vida moderna, mostrando como transformar dificuldades em oportunidades de crescimento.
Com uma linguagem direta e inspiradora, o autor resgata ensinamentos de figuras históricas como Marco Aurélio e Sêneca para ilustrar que os desafios não devem ser evitados, mas enfrentados com clareza, disciplina e resiliência.
Uma leitura poderosa para quem busca desenvolver força mental, foco e atitude diante da adversidade.
The Billionaire Who Wasn’t: How Chuck Feeney Secretly Made and Gave Away a Fortune
Conta a trajetória incrível de Chuck Feeney, cofundador da Duty Free Shoppers, que construiu uma fortuna bilionária e a doou, em segredo, ao longo da vida — mais de US$ 8 bilhões a universidades, hospitais e causas sociais — enquanto vivia discretamente com simplicidade extrema.
A narrativa revela sua filosofia de “dar enquanto se vive”, inspirada em Andrew Carnegie, mostrando o poder do anonimato e do impacto ativo na filantropia moderna .